« Home | 1º Anime Weekend Aveiro (2006) - Programação »

I.M.P.E.R.D.Í.V.E.L. – 1º Anime Weekend Aveiro (2006)

O Anime Weekend Aveiro 2006 é o primeiro grande evento realizado em Portugal que apresentará múltiplas tendências da cultura moderna japonesa. Esta será a 1ª edição do evento que decorrerá anualmente e que transformará, indubitavelmente, Aveiro num dos principais pólos (se não o principal) da presença nipónica em Portugal, só mesmo se lhe equiparando a cidade de Lisboa.

Este evento que decorre de 16 a 19 de Fevereiro, no Parque de Exposições de Aveiro aproveita o crescente sucesso que o Anime vem granjeando a nível mundial, e designadamente em Portugal, para assim, servindo este como principal pólo de atracção do evento, divulgar com maior amplitude uma diversificada paleta de formas de expressão sócio-cultural japonesa: música, literatura, manga, cinema (em geral), fotografia, gravura, arte postal, gastronomia, moda, karaoke, tradições nipónicas (origami, bonsai, cerimónia do chá, ikebana, raku, etc.), cosplay, etc.
Essas manifestações, que abrangerão no total 100 horas, serão apresentadas sob a forma de projecção de filmes (generalistas, infantis, adultos, séries), concertos, exposições, eventos multimédia, ateliers, workshops, exposição de automóveis antigos, restaurantes japoneses, etc. Existirá uma zona comercial onde estarão representadas várias entidades relacionadas com a cultura japonesa e/ou o ambiente de Anime nomeadamente: representação de Livrarias e Editores dedicados à Manga/Anime; Lojas de Roupa e acessórios; representantes de empresas/marcas. A Central Comics, terá uma marcada presença na feira, com BD dos mais variados géneros, decoração relacionada, artigos importados, etc.
De notar que em pouco tempo as inscrições para os sete ateliers do “Anime Weekend” foram totalmente preenchidos (cerca de 680 pessoas, oriundas de todo o país). A iniciativa “Anime Weekend” dirige-se a diversos estratos etários de público, desde as crianças (previstas cerca de 500 crianças de várias instituições de ensino básico e secundário), os jovens, os adultos e a terceira idade (exemplo: ateliers de origami, auto-shiatsu, anma).

A inauguração formal será no dia 17 de Fevereiro de 2006, pelas 18.00 horas, e estarão presentes o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Élio Maia, o Embaixador do Japão em Portugal, Hara Satoshi, o Presidente do Conselho de Administração da Aveiro Expo, Jorge Greno, e representantes das entidades patrocinadoras e apoiantes da iniciativa.
A crescente afirmação que o Anime (e a Manga) têm tido em Portugal, onde nomes como Hayao Miyazaki, Mamoru Oshii, Osamu Tezuka, ou Katsuhiro Otomo e seus respectivos filmes passaram a soar mais comuns, e se formou e alicerçou um tipo de público que exigia há muito um evento deste género.

Grandes impulsionadores/financiadores deste projecto foram a Câmara Municipal de Aveiro, a Embaixada do Japão em Portugal, a Associação Amizade Portugal-Japão e a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Japonesa. Relevantes contributos também vieram da AJA (Amigos Japoneses Antigos), Associação Arte no Tempo, do Núcleo de Cinema e Fotografia (de Aveiro), da Salvador Caetano (centro), da Associação Lusitana de Bonsai, da Luso Bonsai e ainda das comunidades lusas de Anime ( e Manga) : Anime Portugal, AnimeKensei, AMCI e Clube Otaku.

O facto de este evento decorrer em Aveiro pode ser explicado em parte por esta ser uma das poucas cidades portuguesas que possui geminações com o Japão, propriamente com a cidade de Oita, situada na meridional ilha de Kyushu, à qual mantém (e tem gradualmente amplificado) estreitos laços de união desde à cerca de três décadas. É de salientar que apesar da forte ligação histórica que Portugal possui com o Japão existem apenas sete geminações de cidades lusas com o Japão, sobretudo com cidades da ilha de Kyushu em virtude de esta ter sido ao longo da história, das regiões de maior contacto do Japão com os europeus, nomeadamente dos portugueses. Ainda na ilha de Kyushu existem ainda as geminações de Nagasaki com o Porto, de Omura com Sintra e de Kagoshima com Vila do Bispo. Relembre-se que a primeira geminação foi estabelecida em 1969 de Leiria com Tokushima, localizada na também meridional ilha de Shikoku. Esta geminação deveu-se em grande parte a homenagear o polifacetado autor Wenceslau de Moraes, que está ligado a esta duas cidades, sobretudo a Tokushima onde viveu relevante parte da sua vida, vindo a perecer nela.

Mais info:
Website Oficial


caixa de música 2007

Archives